,

25 janeiro 2010

A lenda dos Mortos-Vivos, os Zumbies!

Zumbi

Zumbis ou Zombies são personagens típicos de culturas do Haiti e da áfrica, onde a pratica do Vodu é bastante difundida. A lenda da existência de zumbis ou mortos-vivos surgiu com os povos negros que praticam uma religião chamada Vodu, os zumbis são corpos de pessoas mortas sem alma, que por invocações espirituais saem de seu estado inanimado e caminham pelas ruas debilitadamente.

Vodu

A pratica do vodu é diferente em cada região, pois é um culto passado de boca em boca pelos povos africanos e haitianos, como não há documento escrito que dite regras de sua pratica cada cultura imprime suas próprias crenças e costumes.
Vamos tratar um pouquinho dos aspectos gerais do Vodu:
• Adoração a vários Deuses
• Crença e adoração a espíritos chamado Ioa(incluindo possessão)
• Veneração a ancestrais
• Utilização de objetos em rituais que posteriormente servirão de proteção.
• Danças e cantos ritualísticos

Os rituais são dirigidos cuidadosamente por um sacerdote denominado hougan ou uma sacerdotiza denominada mambo. Eles retiram a alma (ti bon ange) da pessoa que esta próximo da morte e conservam a alma em uma garrafa, o hougan detentor da garrafa tem domínio total sobre o morto-vivo.
Wade Davis é antropólogo e viveu algum tempo no Haiti estudando as praticas Vodu, escreveu um livro intitulado A serpente e o arco-iris, onde trás diversos aspectos próprios do Vodu Haitiano, como a semelhança dos deuses com os do catolicismo romano, e mesmo curiosidades sobre elementos utilizados nos rituais, poções e venenos usados dentre outras. Ele trás em seu livro um aspecto mais realista da religião e sua pratica, sem as lendas e estórias inventadas ao longo dos anos. Ele inclusive explica a existência dos zumbis e como ele ‘surgem’ dentro dos ritos.

Zumbies seculo 21?

E para quem não acredita nas explicações cientificas, para as pessoas que preferem os Zumbies de filmes de terror segue algumas dicas:


0 Gritos:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More

 
Powered by Blogger