,

02 fevereiro 2010

A lenda dos Vampiros

Dentre as lendas e contos míticos, os vampiros ocupam um lugar ‘especial’ no imaginário humano. Criaturas belas, hipnotizantes, que parecem com humanos, mas possuem uma destreza e força sobre humana. Registros de vampiros, ou criaturas que bebem sangue, datam de 125 a.C na Grécia, uma lenda bastante antiga, mas como chegamos aos atuais vampiros? Vamos dar uma olhadinha nas historias que podem ser precursoras das lendas sobre vampiros.

Vlad Tsepesh – Conde Drácula

  • Origem do nome

O Conde Dracula, ganhou este nome através de seu pai que pertencia a uma ordem de cavaleiros chamada Order of the Dragon, ou Ordem do Dragão, e em romeno dragão se diz DRACUL. Em função de batalhas ganhas, o pai de Vlad ficou conhecido como Vlad Dracul, ou Vlad o Dragão. Assim o filho Vlad III ficou conhecido como Vlad Drácula (a terminação ula significa ‘filho’), seria então Vlad filho do dragão, a palavra DRAC também significa Diabo, assim o apelido ganhou duplo sentido para amigos e inimigos dos Vlad.

  • Historia

Vlad nasceu na Transilvânia em 1431, e em 1436 mudou-se para Valáquia. Em meio as guerras e disputas por território na região da Hungria, Vlad foi levado para a Turquia como refém, e lá conta-se que ele teve os primeiros contatos com técnicas de tortura. Mais tarde Vlad seria conhecido também como Vlad o Empalador, pois empalar era sua técnica favorita de tortura, ele adorava torturar as pessoas, e isso incluía mulheres, crianças, camponeses e nobres. Vlad era cristão, mas devido as suas atrocidades foi excomungado e foi para o inferno quando morreu.


Elizabeth Bathory – A Condessa de Sangue

Nasceu em 1560, na Hungria, na época em que o território húngaro havia sido praticamente todo conquistado pela Turquia, vários autores acreditam que este seja um dos motivos que levaram Elizabeth a praticar suas atrocidades, inclusive conta-se que ela viu suas duas irmãs sendo violentadas e mortas por rebeldes.

Teve diversas doenças repentinas como ataques epiléticos, e aos 15 anos se casou, seu marido lhe ensinava praticas de tortura e quando não estava nos campos de batalha estava ensinando Elizabeth a punir os empregados que faltavam com respeito.

Ao longo dos anos Elizabeth torturou e matou diversos empregados, e seu encontro com rituais sanguinários ocorreu quando, certa vez, uma criada penteava seus cabelos e sem querer puxou-os, Elizabeth foi tomada por uma raiva incontrolável e espancou a criada, quando espirrou sangue em seu braço Elizabeth teve a sensação de que ele ‘rejuvenescera’ sua pele, deste dia em diante, Ela passou banhar-se com sangue de virgens, crendo assim estar mantendo sua beleza juvenil. Anos mais tarde, ela foi presa, onde permaneceu até a morte.


Nem Vlad nem Elizabeth eram vampiros na concepção que temos de seres imortais que se alimentam de sangue. Mas ambos eram assassinos sádicos, sanguinários. Podemos dizer que a lenda sobre vampiros se sustenta sobre varias vertentes e ao longo dos anos as historias passadas de boca-em-boca, foram se misturando e criando as historias que hoje conhecemos. Escritores e cineastas entraram na historia criando personagens míticos, mesclando fatos, contos e crenças para criar os mais diversos perfis vapirísticos que conhecemos hoje.

A Doença Vampirica

Outra explicação para o surgimento dos vampiros que conhecemos hoje é o aparecimento de uma doença chamada Porfíria, existem descrições de pacientes com porfirias desde a idade media, mas ela só foi diagnosticada como doença por volta de 1870, esta doença é uma anomalia no sangue que envolve o heme e proteínas do sangue. Dentre os sintomas desta doença podemos destacar:

  • Palidez da pele, que fica extremamente sensível a luz, alguns doentes não podem ter a menor exposição a luz sem que hajam danos sérios.
  • Desgaste e deformidade nos dentes, podendo deixá-los pontiagudos.
  • Crescimento de pêlos em locais incomuns e em abundancia (também relacionado a lendas sobre lobisomens)
  • Em algum momento há relatos de ingestão de sangue por parte dos doentes, que se beneficiariam da ingestão de enzimas produtoras de heme.


Alguma semelhança entre os sintomas e vários aspectos da lenda? Acredita-se também que o clérigo e juízes tenham condenado muitos doentes por vampirismo, quando a doença não tinha um diagnostico reconhecido.

Daqui pra frente bastou alguns escritores e filmes Hollywoodianos para concretizar a lenda, e criar os mitos sobre a aparência e os hábitos dos vampiros, bem como as formas de acabar com eles.

1 Gritos:

Anônimo disse...

a doença vampica é de mas

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More

 
Powered by Blogger