,

10 fevereiro 2010

Origem das Bruxas


Boa noite meninos e meninas, mais um post feito especialmente para vocês!

A lenda sobre a existência de bruxas é bastante antiga, há relatos datados desde a idade média. A concepção comum que se tem de bruxas é de mulheres cabelos grisalhos, feias, que praticam magia negra e saem por aí, nas suas vassouras voadoras, pegando criancinhas para fazer seus rituais. Esse tipo de bruxa surgiu no imaginário humano, e ganhou forma através dos tempos, com algumas pequenas modificações de cultura para cultura, e não se sabe ao certo a origem exata delas, muito provavelmente surgiram para assustar as crianças desobedientes.

Outra possível, e mais aceitável, crença sobre o surgimento das bruxas se deve ao significado da palavra, em Sânscrito, bruxa significa ‘mulher sabia’ e acredita-se que essas mulheres apenas detinham o conhecimento sobre ervas e outra plantas medicinais, que fervidas e usadas corretamente curavam as pessoas de seus males, como antigamente não haviam médicos e as mulheres eram designadas a cuidar da casa e dos filhos acabavam por dominar esses conhecimentos. Mais tarde a igreja católica veio modificar isto.

Perseguição as bruxas

A partir do século XV as bruxas adquiriram uma presença maior, e agora havia uma religião e varias crenças e ritos realmente praticados por elas, mas não de magia negra, muito dos rituais vinham também de escravas negras que praticavam religiões como o Vodu. Um pouco adiante surge a Wicca (tratarei melhor em outro post) e paralelo a isso a igreja católica havia ganhado uma força enorme. Começa o período de inquisição milhares de mulheres consideradas bruxas pela igreja são perseguidas e punidas. A epidemia, segundo estudiosos, se deu principalmente no século XVI e XVII, no norte da França, no sul e oeste da Alemanha e em especial na Inglaterra e na Escócia. Acredita-se que muitas mulheres que pregavam contra a igreja foram acusadas de bruxaria apenas para que fossem punidas, um fato bastante conhecido foi a inquisição das bruxas de Salem.

As bruxas de Salem

No ano de 1962, em Salem, Massachusetts, ocorre a maior matança de bruxas conhecida na historia. Naquele tempo a existência de bruxas era incontestável, principalmente pelo maior ditado da região que diz: "é uma política do Diabo persuadir-nos que não há nenhum Diabo", e por conta disso qualquer boato de praticas de bruxaria era investigado e severamente punido. Foi então que algumas mulheres começaram a participar de rituais Vodu trazidos por uma negra de nome Tituba, essa mulheres começaram a ter sonhos pagãos e com medo da punição que poderiam receber caso sua família as descobrisse resolveram ir ao tribunal e dizer que tinham sido enfeitiçadas. O caso merecia ser ouvido num tribunal e toda a Salem se fez presente no salão comunitário. O juíz Samuel Sewall julgou e condenou mais de 100 pessoas por bruxaria, a maioria mulheres, e a matança só acabou quando pessoas de alto poder começaram a ser apontadas como suspeitas.

Bruxas do Século XX

Pode se dizer que as bruxas do século XX são, no mínimo, mais simpáticas. Atualmente a religião Wicca é a religião das bruxas, elas não são perseguidas, há sim um preconceito e mesmo certa aversão, por parte das pessoas que não conhecem a religião e seus costumes, mas acredito que hoje em dia seja bem menor. Outro aspecto importante para disseminar a boa imagem das bruxas foram os desenhos e séries infanto-juvenis, tais como As bruxinhas Witch e Sabrina a Aprendiz de Feiticeira.

Não percam, em breve, mais sobre as bruxas e a Wicca.

Bons sonhos pra vocês...

1 Gritos:

YouchiMH disse...

Tenho amigas que sao Wiccanas e como respeito todas as religioes nao tenho aversao a nenhuma! Ateh gosto de algumas e sei um pouco de cada! Nao sou bruxa mas sei ler folhas de cha e interpretar sonhos.... Ainda bem q nao estou na idade media! ^^

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More

 
Powered by Blogger