,

23 fevereiro 2010

Rituais

Ilhas Vanuatu – Oceania

Essas ilhas estão localizadas na Oceania, a cultura deste povo é um misto de Lapita, uma cultura de milhares de anos antes de cristo, depois vieram a cultura melanesa e a dos polinésios.
A principal fonte de renda é de galinhas, porcos, e plantações. O artesanato popular também se tornou fonte de renda com o turismo feito às ilhas. As danças tradicionais estão baseadas no culto aos ancestrais, o povo retém muitos de seus rituais antigos. O principal deles é o Salto dos Homens.


Salto dos Homens

O salto é realizado por meninos, jovens e adultos, que se jogam de torres de até 40 metros de altura, amarrados pelos pés com cipós. Os principais objetivos são a passagem da infância para a fase adulta, e depois, a colheita. O ritual é realizado da seguinte forma:
1. O homem, ou menino, deve tecer a sua própria corda de cipós de acordo com a altura de que vai pular
2. Ele sobe na torre que é construída com madeiras
3. Amarra o cipó nos tornozelos e faz uma declaração
4. Ele se joga com o corpo para frente
Porém, o salto só será considerado ideal se o homem encostar a cabeça no chão,
isso faz com que a terra se mantenha fértil. Uma curiosidade é que os cipós são tratados e os saltos só se realizam nos meses de maio e junho que é quando o cipó se torna elástico, devido ao clima e ao tratamento. A altura do pulo varia bastante, aos 8 anos de idade é de alguns metros, e vai aumentando conforme idade, as crianças são treinadas desde cedo.



Seria esta a origem do bungee jump?



Fonte: Revista Mundo Estranho

0 Gritos:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More

 
Powered by Blogger