,

18 outubro 2010

Polybius - Jogo maldito?

Olá queridos leitores do QSM. Vocês não me conhecem ainda mas terei o prazer de me apresentar á vocês... Me chamo Priscila, mais conhecida como Prih, e vou preparar algúns post´s para o blog.

Espero que gostem.

Hoje eu venho apresentar á quem não conhece, o famoso e misterioso jogo de arcade, lançado em 1981, ano considerado o piór para os jogos de arcade. Nessa época, as pessoas se divertiam com games como Galaga, Donkey Kong, Ms. Pac-Man, Asteroids e Tempest, estando estes dois últimos na vanguarda dos jogos feitos a partir de gráficos vetoriais, a base das incríveis imagens em polígonos nos games mais modernos.

Houve então a notícia de que um novo jogo havia chegado. As pessoas da época, curiosas, como todo ser humano normal, resolvem jogar o joguinho colorido.



O game lembrava o já citado Tempest visto por uma perspectiva diferente. Um turbilhão hexagonal girava no meio da tela enquanto gerava formas compostas por imagens vetoriais que eram lançadas para fora da base. Uma pequena nave triangular do lado esquerdo do monitor atirava contra o núcleo do turbilhão, aparentemente na intenção de acabar com a fuga das formas. Além delas, eram lançadas em direção ao jogador ondas girando com luzes que piscavam repetidamente e que se tornavam extremamente coloridas assemelhando-se a descrições de efeitos psicodélicos causados por drogas como o LSD. Não havia música, apenas barulhos futuristas aleatórios que ecoavam durante o desenrolar do jogo.

Os controles eram uma alavanca simples e só um botão.

Cenas do jogo e código secreto


Polybius se tornou extremamente popular mesmo com as poucas máquinas distribuídas pela cidade. As pessoas formavam filas ao redor delas para jogar ou assistir a quem estivesse jogando.

Sintomas

Além de famoso, Polybius também se mostrou bastante viciante fazendo vários dos garotos que o jogavam diariamente não quererem jogar mais nenhum game diferente. Sintomas estranhos, já que os arcades eram febre e este era um jogo relativamente simples. E isso foi apenas o começo, pouco depois, os sintomas pioraram. Algumas crianças sofreram casos de amnésia após jogar. Não se lembravam de coisas básicas como os seus nomes ou onde moravam. Outras apresentaram enxaqueca, insônia e terror noturno. Acordavam de madrugada gritando depois de sofrerem com horríveis pesadelos.
Um dos cenários do jogo

Ataques epiléticos, perda de memória gradativa e desmaios também foram reportados. Há rumores de tentativas de suicídio. Alguns dos garotos simplesmente pararam de jogar videogames após seu contato com Polybius. Um deles inclusive, teria se tornado um ativista anti-jogos. No meio dos gráficos hipnóticos supostamente apareciam mensagens subliminares incentivando negativamente os jogadores. Surgiam faces fantasmagóricas que só eram vistas por quem estivesse olhando a tela pelos lados. Alguns ouviam choro ou uma voz feminina que dizia "Por que me machucou?".

E tem mais. A história mais curiosa é a de que as pessoas que trabalhavam nos fliperamas que receberam esses arcades diziam que homens vestidos de preto vinham constantemente coletar dados das máquinas. Não estavam interessados nas moedas, mas sim em informações sobre como o game era jogado. Os gabinetes foram recolhidos pouco mais de um mês após sua chegada pois um garoto de 13 anos teria falecido devido a um ataque epilético sofrido enquanto jogava. Após isso, eles nunca mais foram vistos.

Conspiração?

Há várias teorias acerca do surgimento de Polybius. A mais difundida, no melhor estilo Arquivo X, é a de que o jogo foi feito por militares ligados ao governo norte-americano usando algoritmos desenvolvidos pela CIA que visavam controle de comportamento. A intenção seria eliminar a vontade de jogar fliperamas e videogames. O governo estaria preocupado com o fascínio que esse mercado exercia sobre as crianças e queria exterminá-lo antes que saísse do controle. Aí eles enviaram as máquinas para Portland em caráter de teste e se funcionasse, provavelmente o jogo seria espalhado por todo o país.
Jogo Polybius aparece no desenho "Os simpsons" como sendo propriedade do governo dos E.U.A

E para camuflar um game feito com a intenção de imprimir idéias anti-jogos na cabeça das pessoas, nada melhor do que uma empresa sem nome no mercado que nunca tivesse lançado nenhum programa antes. Web afora existem diversas imagens que supostamente teriam sido retiradas do game, incluindo a tela-título:



Nela podemos ver o ano de lançamento do game e também o nome do fabricante, Sinneslöschen. Em alemão significa algo como "inibir os sentidos". Não se sabe se é uma empresa independente, se é ligada ao governo norte-americano ou a Ed Rottberg e a Atari. Não existe nenhum outro game produzido por esta empresa.

Além disso, tem uma espécie de "macete" que você faz em que você poderia supostamente "ativar os sintomas" que gostaria de manifestar ao jogar o jogo.






Veja no vídeo abaixo.

Se você gostou e mesmo assim quer jogar... (Mas deixo avisado que é extremamente desaconselhável para quem sofre de epilepsia!) Pode baixar o jogo no seguinte site que leva o nome da mesma empresa que fabricou o jogo: http://www.sinnesloschen.com/1.php

No site você vai encontrar além do jogo para baixar, a história do game e também várias fotos. É só clicar em "next page".

1 Gritos:

Anônimo disse...

Não é bem assim

Um dos criadores do jogo (cujo nome não me lembro no momento) falou em 2006 sobre a criação. Na época ele trabalhava com uma microempresa independentes de programadores, e uma outra empresa (não revelou o nome) contratou eles para criar um jogo novo, diferente dos existentes no mercado.

Não falou como era o jogo em si, só falou que era um jogo de "puzzle" e que foram instaladas 7 maquinas na região, e apenas 6 dias depois um menino de 13 anos de idade teve um ataque epilético durante o game, por isso todas as maquinas foram removidas rapidamente dos locais que foram instaladas. Os responsáveis pela fabricação das máquinas as levaram em plena luz do dia, e assim surgiu a história dos "homens de preto" que coletavam informações sobre as maquinas. Depois disso a microempresa acabou devido as especulações sobre o jogo na época. Lembro que nos anos 80 videogames eram muito populares e muitas pessoas os viam como algo ruim e viciante.

Ele também falou que nenhuma máquina foi deixada para trás e não acredita que o ROM do jogo ainda exista, por isso as imagens e vídeos na internet são fakes.

Acredito que ao longo dos anos a história foi aumentada e exagerada a ponto de virar uma lenda urbana. Muito do que se diz sobre o jogo é invenção, mas tem um fundo de verdade.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos More

 
Powered by Blogger